Pedalando pela bela região da Apúlia, entre olivais e vinhedos, trulis e mar azul!
A região mais ao sul da Itália forma geograficamente o calcanhar da bota. Ao longo de impressionantes trechos de costa e através de belos olivais e ciprestes, pedalamos entre o Adriático e o Mar Jônico, de Alberobello a Lecce.
A Apúlia é uma terra de gente amável e hospitaleira. Embora ainda pouco explorada por brasileiros, essa bela região chamada Apúlia é antiga terra cultivada, cheia de história e beleza. Inicialmente habitada por ilírios e gregos e posteriormente conquistada pelos romanos, germanos, normandos e otomanos. As igrejas normandas, o Castel del Monte e os Trullis são testemunhas desses tempos. Os vilarejos são milenares, ruínas greco-romanas, igrejas revestidas de mosaicos, cidadezinhas brancas encarapitadas em colinas, outras que se debruçam vertiginosamente sobre falésias à beira do mar cor de esmeralda. Alguns nomes: Locotorondo, Alberobello, Otranto, Gallipoli, Lecce.
Apúlia ainda é uma belíssima alternativa ao turismo de massa. Por enquanto apenas Alberobello sucumbiu um pouco mais a esse turismo. Nos demais locais ainda há “vida real” no centro histórico, ainda há um sabor autêntico, un vero vivere all´italiana.