

A estória da EN2 se faz presente através dos tempos, sendo que muitos dos segmentos atuais eram as principais vias romanas que atravessavam a Lusitânia. Com o passar do tempo, as estradas foram sendo melhoradas e ligadas umas às outras e até ao final do séc. XIX, grande parte daquela que é hoje a EN2, já era Estrada Real.
Devido às suas características, a EN2 é muitas vezes comparada, embora em escala menor, à Ruta 40 (Argentina) ou à Route 66 (EUA).
Construções isoladas ou aldeias inteiras servem de testemunho de outras eras. As pontes romanas, simples capelas ou sumptuosas igrejas-matrizes como também as simples casas de cantoneiros e reclames são verdadeiros retratos de época, eternizados em azulejos.
Paisagens que variam entre as serras e as longas planícies, riachos escondidos e vastos espelhos d´água, lugarejos perdidos e cidades ricas em património histórico. Mas, acima de tudo, gente, gente autêntica, verdadeira guardiã de saberes ancestrais, pronta para nos receber de braços abertos. Aceite o convite e desacelere. Há um longo caminho por desbravar.